fbpx

O que é identidade de gênero? Entenda aqui!

o que é identidade de gênero
4 minutos para ler

Gênero, no senso comum, está relacionado ao que diferencia o homem e a mulher, ou seja, é o gênero masculino ou o gênero feminino. Essa noção é comumente usada de maneira a espelhar o sexo que o indivíduo tem no momento do nascimento.

Mas, no ponto de vista teórico, o gênero é aquilo que diferencia as pessoas no meio social, considerando a história do lugar, maneira como a pessoa se veste e os padrões culturais atribulados para separar os papéis na sociedade.

Tendo em vista esse contexto, você sabe o que é identidade de gênero? A diferença entre identidade de gênero e orientação sexual? É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

O que é identidade de gênero?

A identidade de gênero nada mais é do que como a pessoa se identifica, explicando melhor, é como o indivíduo se vê no convívio social. Por exemplo, atribui-se a um bebê o gênero masculino ao nascer, mas, ao amadurecer, ele se identifica como mulher; ou, ainda, atribui-se o gênero feminino, mas o bebê se identifica como homem. É possível também que se identifique com outros gêneros, fora da dicotomia homem-mulher.

Portanto, aqueles que se percebam de uma forma distinta são nomeados como transgêneros — pessoas com gênero diferente daquele dado no nascimento. O contrário são aqueles que se identificam com o mesmo gênero que lhe foi dado na nascença, denominados como cisgêneros.

Olhar todos os dias para seu reflexo no espelho e visualizar uma pessoa que, por dentro, não é aquilo que realmente se vê costuma trazer um sentimento de aflição e desconforto. Para os transgêneros, é como se estivessem “nascido no corpo errado”, e essa sensação tende a se manifestar desde a infância.

Existe relação entre identidade de gênero e a orientação sexual?

Não, a orientação sexual se desenvolve com o passar do tempo e faz com que as pessoas busquem relacionamentos afetivos e/ou sexuais com pessoas do mesmo gênero — homossexual; outro gênero — heterossexual, ou mais de um gênero — bissexual. Já identidade de gênero está relacionada àquilo que a pessoa sente com relação a ela mesma, não tendo relação com o outro.

Dentro desse contexto, é perfeitamente possível, por exemplo, que um homem transgênero sinta atração por outros homens ou que uma mulher transgênero sinta atração por outras mulheres. Exatamente por isso é que não há relação entre a identidade de gênero e a orientação sexual do indivíduo.

Hoje, as pessoas transgêneras podem desejar modificar a aparência por meio tratamentos hormonais e cirurgias plásticas, que visam alterar a voz, pelos, formato do rosto etc. Além disso, também é possível realizar a cirurgia de readequação sexual, caso desejem. Tudo para se sentirem à vontade em seu corpo, segundo o gênero com o qual se identificam e o meio social em que convivem. Caso você queira saber mais sobre diversidade de gênero, falamos sobre isso aqui.

Esses foram alguns conceitos bem básicos sobre identidade de gênero. A sociedade já começa a questionar as definições tradicionais de gênero e orientação, mas há ainda muitas barreiras, tanto do ponto de vista jurídico-político quanto do ponto de vista de certas parcelas dessa mesma sociedade. Entretanto, devemos compreender que, independentemente do gênero, no fundo somos todos indivíduos únicos buscando aceitação.

Agora que você compreendeu o que é identidade de gênero, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também compreendam melhor a questão!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Gostou? Visite o nosso instagram!

Você também pode gostar

2 thoughts on “O que é identidade de gênero? Entenda aqui!

    1. Obrigada Flavia, volte sim! E se fizer sentido, compartilha com as pessoas que você gosta e acredita que tenham interesse no assunto.

Deixe uma resposta

-