fbpx

Saiba mais sobre as minorias no Brasil e seus desafios

mulher levanta a bandeira pelas minorias no Brasil
4 minutos para ler

O termo “minorias” é utilizado para referir-se a grupos específicos dentro de uma sociedade que têm alguma desvantagem devido aos seus aspectos econômicos, sociais, étnicos, culturais, físicos ou religiosos. Assim, em geral, as minorias estão associadas a condições sociais mais frágeis (desvantagens sociais) e não necessariamente a um grupo em menor número na sociedade.

Esse grupo, especialmente as minorias no Brasil, precisou enfrentar diversos desafios ao decorrer da história em razão de sua condição específica e ainda precisa encará-los diariamente.

Se você quer saber mais sobre o tema, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

Quais são os principais desafios enfrentados pelas minorias no Brasil?

Como vimos, as minorias precisam enfrentar diversos desafios todos os dias, confira quais são eles!

Vulnerabilidade

Os grupos minoritários costumam ter maior vulnerabilidade, uma vez que não têm amparo suficiente na legislação vigente no Brasil.

Dessa maneira, é comum que a luta dessas classes seja mais escutada nos meios institucionais, como ocorre com os transgêneros, por exemplo.

Luta contra privilégios de grupos dominantes

Os grupos dominantes (compostos por pessoas que não enfrentam alguma vulnerabilidade social — como homens brancos e heterossexuais) detêm alguns privilégios estabelecidos por um padrão vigente.

Assim, os não dominantes (compostos pelas minorias), precisam lutar contra o referido padrão para não sofrerem discriminação. Hoje, essa luta é feita por meio das grandes mídias, expondo a situação desses grupos com o objetivo de levar conhecimento para a população em geral.

Preconceito

No Brasil, o preconceito, em razão de discriminação relacionada à raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional — como impedir o acesso a serviços e cargos públicos, negar contratação, impossibilitar o acesso a transportes públicos, entre outros — é crime.

No entanto, apesar de existir uma legislação vigente, muitas vezes os grupos minoritários ainda são vítimas de preconceito. Para evitar essa situação, é fundamental denunciar os agressores para que sejam punidos pelos crimes cometidos.

Identidade em formação

A cultura das minorias — como a dos negros — existe há muito tempo e têm tradições sólidas e estabelecidas. Contudo, os grupos não dominantes costumam viver em constante recomeço de sua identificação social, uma vez que precisam se afirmar e reivindicar seus direitos o tempo todo perante a sociedade e suas instituições.

As minorias sofrem com a desigualdade social?

Além de todos os desafios que precisam ser enfrentados, as minorias no Brasil costumam sofrer com a desigualdade social — fator que costuma fazer parte da realidade de grande parte dos grupos minoritários.

Pessoas negras e pardas, por exemplo, correspondem à maioria da população brasileira com 54,9% (conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — PNAD — realizada pelo IBGE, em 2016), no entanto, os negros costumam ganhar, em média, 30% menos do que os demais e ocupam menos cargos de chefia.

O mesmo ocorre com as mulheres que também são a maioria populacional no país, correspondendo a 51,48% da população, mas, no mercado de trabalho, somente 8% das empresas brasileiras são presididas por representantes do sexo feminino, e apenas 21% das mulheres ocupam cargos de diretoria.

Assim, ambos os grupos (assim como os homossexuais, indígenas, analfabetos, entre outros) são os que mais precisam enfrentar a exclusão e desigualdade social, quando levamos em consideração sua representatividade diante da sociedade e os direitos conquistados.

Como vimos, as minorias podem ser até mesmo um grupo numericamente superior, mas que se encontram em desvantagem em determinado contexto social. Assim, apesar das conquistas que as minorias no Brasil vêm adquirindo nos últimos tempos, a luta por igualdade de direitos e de oportunidades deve ser diária.

Se você se interessou sobre o tema, continue a visita no blog e leia agora mesmo o nosso texto sobre escritório de advogados para minorias.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-