fbpx

5 passos para você conquistar o reconhecimento no trabalho

reconhecimento no trabalho
4 minutos para ler

O reconhecimento no trabalho é a melhor maneira de motivar seu desempenho e aumentar a sua produtividade. Isso porque comprova que suas metas pessoais estão sendo cumpridas, e os objetivos, alcançados. Além disso, tal reconhecimento demonstra que o colaborador é querido por seus superiores, elevando as possibilidades de conquistar uma promoção.

Mas como alcançar o reconhecimento no trabalho? Esse é um questionamento que este post pretende responder. Fique conosco e veja 5 boas dicas para garanti-lo!

1. Exercitar o autoconhecimento

É importante aprender a se reconhecer, pois a valorização pessoal e o amor próprio devem sempre estar em primeiro lugar. O reconhecimento somente é atingido quando você destaca o seu próprio valor.

A fim de melhorar sua visão sobre si mesmo, é recomendável que sejam feitos exercícios, como o do espelho, que trabalha a gratidão, seja por coisas simples, seja por questões mais complexas. Além disso, desenvolva a positividade, sorria, viva de forma leve e cuide de sua aparência, já que é ela a responsável por uma boa imagem perante as pessoas.

Dessa forma, você pode viver mais motivado e feliz com a vida, construindo os seus propósitos e planejando os seus objetivos pessoais e profissionais.

2. Mostrar resultados no trabalho

O segredo para o reconhecimento no trabalho é se esforçar na execução das atividades diárias da empresa. Se possível, finalize todas e aumente sua produtividade e a qualidade do seu serviço, fazendo bem as tarefas. Seu chefe reconhecerá o seu bom desempenho.

Ademais, seu trabalho precisa estar de acordo com os objetivos profissionais da empresa. Logo, todas as suas atividades devem contribuir para o planejamento estratégico empresarial, sendo monitoradas com regularidade, para serem aperfeiçoadas.

É primordial que você seja mais participativo nas equipes e nas tarefas desenvolvidas pela empresa, pois isso aumenta a sua visibilidade.

3. Investir em estudo

Aumente o seu conhecimento. Dedique-se à sua área de atuação, analisando as perspectivas futuras do seu setor. Para isso, é possível investir em cursos específicos, capazes de conferir competências e conhecimentos técnicos.

Assim, é aconselhável que você estude, faça cursos e assista a palestras e a capacitações. Hoje em dia, esses estudos podem ser feitos por meio digital, online, garantindo a sua certificação.

4. Aprimorar as habilidades

Além de todo o seu conhecimento, a empresa tem interesse em suas habilidades e na capacidade de aplicar as informações e de conseguir bons resultados. Entre essas habilidades, podemos citar: resiliência, empreendedorismo, comunicação e facilidade de aprendizado e ensino.

Aprimorando-as, você pode contribuir para o crescimento da empresa e para o cumprimento de suas tarefas com maiores qualidade e excelência. Desse modo, nada mais justo do que haver o reconhecimento pelo seu esforço.

5. Buscar soluções para os problemas da empresa

Apenas apontar os problemas não é a postura ideal de um bom colaborador. O correto é que você ofereça sugestões de soluções de fácil aplicação e que produzam grandes efeitos. Caso seja possível, assuma a frente e cuide da situação pessoalmente, mostrando para seus chefes a sua competência.

Diante disso, é notório que o reconhecimento no trabalho é um indicativo de autovalorização e sucesso. Para conquistá-lo, é essencial ter uma boa relação com os gestores, de respeito e colaboração, o que auxilia no seu reconhecimento. Entretanto, é importante que seja uma aproximação orgânica e recíproca, evitando que a relação soe como uma forma de “puxar o saco”.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos em seu e-mail!

Você também pode gostar

Um comentário em “5 passos para você conquistar o reconhecimento no trabalho

Deixe uma resposta

-