fbpx

O que não pode faltar em uma cerimônia de casamento homoafetivo?

cerimônia de casamento homoafetivo
3 minutos para ler

Cerimônias de casamento homoafetivo são sempre marcadas por muita emoção. Antes do momento do sim no altar, é preciso ter atenção ao procedimento de oficialização da união, a qual pode ser feito em Cartórios de Registro Civil.

Os noivos devem comparecer ao cartório, de posse de seus documentos pessoais – certidão de nascimento, RG e CPF — para marcar a data do casamento, com antecedência de 30 dias. É necessário duas testemunhas, que também precisam apresentar seus dados pessoais, e pagar a taxa cartorial. Após essas diligências, é aguardar a dia do casamento civil.

Para que o dia fique ainda mais especial, você pode investir em uma cerimônia, com seus amigos e familiares. Quer saber como fazê-la? Fique conosco para entender mais!

1. Planeje tudo com antecedência

Casamentos exigem tempo de organização, por ter vários detalhes a serem resolvidos. O recomendado é iniciar a planejar o casamento com um ano de antecedência, fazendo uma tarefa mês a mês.

Comece pensando em como comunicar a família a sua decisão. Decida se vai haver noivado ou apenas uma comunicação simples de que irá se casar.

Após, defina seu orçamento. Saber quanto pretende gastar é essencial para focar seus esforços no que é mais importante. É importante fazer uma poupança conjunta para as despesas do casamento, separando um valor mensal para esse evento.

Ainda, decida a data do casamento e o número de convidados. Quando preciso, contrate um profissional para ajudar nas tarefas referentes ao evento, como escolha e fechamento de espaço para festa e buffet, para então resolver sobre os bolos e doces.

2. Pense nos trajes dos noivos

Há uma grande questão: o casal deve usar trajes iguais? Não existe nenhuma obrigatoriedade em casamento. Cada noivo pode usar look diferente ou igual, com cores alternadas ou distintas, de acordo com a personalidade de cada um.

O casal pode escolher acessórios, gravatas e meias coloridas e semelhantes, para que o casamento fique mais harmônico. Use os trajes para fazer uma surpresa aos convidados, pela originalidade dos looks.

3. Invista em uma decoração que tenha a ver com o casal

Para ter uma boa decoração de casamento, escolha um tema. Ele pode ser viagem, cinema, campo, floral, dentre outros.

Para que os detalhes da decoração não fiquem caro, aconselhamos que você faça algumas coisas, de modo manual, seguindo vídeos de D.I.Y. – Do It Yourself, apresentados em redes sociais.

Personalize o máximo de coisas que puder. Comece a personalizar convites e enfeites de mesa. Coisas simples trazem um charme a cerimônia.

4. Seja criativo

Use a criatividade em cada momento de seu casamento. Você pode ser criativo nas palavras do convite, de maneira que os convidados sintam-se especiais e únicos.

Além disso, surpresa seus convidados, com uma organização da entrada criativa. Os noivos podem entrar juntos ou separados, com seus pais ou não. Façam a cerimônia com a cara de vocês.

Portanto, a sua cerimônia de casamento homoafetivo deve transparecer o amor. Para isso, os noivos precisam tomar decisões conjuntas, já que o momento é dos dois e ambos querem aproveitar tudo ao máximo. Dessa forma, planeje o casamento com antecedência e invista no que é primordial para vocês.

Gostou desse post? Então leia outro post sobre direitos LGBT: como escolher um bom advogado?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-